Google Analytics, Google Trends, algoritmos inteligentes e outras ferramentas têm mostrado muito mais dos usuários na web
As ferramentas de WebAnalytics proporcionaram muitas coisas boas aos profissionais de marketing digital/ TI. Entre elas, foi poder ter acesso ao comportamento do usuário na web com todos os detalhes do caminho percorrido no mundo digital. Além disso, também tornou possível medir exatamente o resultado das ações publicitárias na web, além de prever tendências e comportamento numa verdadeira ciência de dados.
Em 2017, 70,5% dos brasileiros já tinham acesso à internet, segundo a última pesquisa do IBGE. A grande maioria destes, pelo celular. Ou seja, nos últimos 3 anos, o acesso à internet quase dobrou e se tornou muito dinâmico. Quem acessa a internet pelo celular, pode fazê-lo de qualquer lugar e a qualquer momento. Não é à toa que o direcionamento para as campanhas online, já há mais de 2 anos, é que seja mobile first, responsiva para todas as plataformas móveis.
Marcas no Instagram ganham mais visibilidade
Segundo uma outra pesquisa, o levantamento “Mídias Sociais 360”, o número de fãs de marcas no Facebook caiu, assim como seu engajamento, em 2018. Por outro lado o número de seguidores e de engajamento no Instagram cresceu durante o ano passado.
Embora tenha havido menos investimentos em publicidade no Facebook em 2018, segundo o comportamento dos usuários em 2017, as pessoas buscam gadgets, plataformas e redes mais dinâmicas para se comunicarem. E este comportamento é um tendência para os próximos anos, que tende a aumentar! Já observaram o quanto cresceu o número de perfis de pessoas e marcas no stories do Instagram?
91% dos adolescentes brasileiros compartilham suas vidas nas redes sociais
Os jovens brasileiros se mostraram mais dispostos a compartilhar coisas engraçadas das suas vidas nas redes sociais, em comparação com os de outras partes do mundo. O que nos dá uma quantidade interminável de dados na web a serem analisados, tratados e qualificados.
Não são só os jovens brasileiros que estão compartilhando nas redes sociais, 62% dos brasileiros está nas redes sociais, conversando, trocando confidências, comprando etc. E a internet rastreia todos estes dados e, por enquanto, coloca-os à disposição para os analistas de WebAnalytics que quiserem acessá-los.
Uso de dados na web
A verdade é que nós amamos WebAnalytics e prezamos pelo uso ético de todos os dados presentes e acessíveis na web. E só é possível ter informações corretas coletadas na internet quando o trabalho de análise de dados e métricas é feito com responsabilidade.
A Cabeça Digital Marketing tem orgulho de ter ética e responsabilidade entre nossos valores-chave!